terça-feira, julho 18, 2006

Rosa Vitoriosa - Música do frio que aquece a alma

Numa noite morna de verão, tive a sorte de ter decidido ir a um concerto que se revelou um dos mais introspectivos que me lembro. Uma viagem ao fundo do meu eu, levada pelos sons frios da Islândia. Alienei a companhia enquanto me deliciava com cada uma das músicas, como se só estivesse eu e o palco. Assisti como um verdadeiro Svefn-g-englar (sonâmbulo) ao alinhamento, ao borbulhar dos meus mais profundos sentimentos, vibrando ao som das cordas e da voz, daquela voz que me embalava ao longo daquela viagem surreal. Noite absolutamente mágica, com um total preenchimento do tão difícil pavilhão atlântico, de som, ambiente, imagens
e calor. Não consegui parar, tal qual uma árvore ao sabor do vento, de balançar lentamente ao sabor da música, como uma dança à distância com um parceiro invisível, sentindo o musgo fofo e gélido sob os pés descalços. Um misto de inocência com mestria, a melancolia de um interminável lamento que termina cedo demais, um sentimento que cresce ao sabor de uma paixão calmamente arrebatadora. Um misto de contrassensos que tão bem se misturam e fazem todo o sentido.
É como cair lentamente no precipício submerso, o poder respirar debaixo de água numa queda em câmara lenta, enquanto se tem a sensação de ser gentilmente elevado sobre o vazio.
Loka Augunum (fecho os olhos) e deixo-me invadir...
por um estado hipnótico
É assim, Sigur Ros


De notar também a curiosa mas fantástica interpretação da banda de abertura - AMINA - 4 bonecas de porcelana islandesa, que conseguiram criar um ambiente espectante, provando ser possível fazer música com o mais comum dos objectos. A construção de um imaginário infantil cruzado com nuances tétricas, com uma base de cordas clássicas, sequenciadas pela introdução de repetições melódicas arrancadas a copos com água, à serra tocada com arco, caixas de música, campainhas e orgãos de brincar, num serviço litúrgico, sobre um altar improvisado. A consultar

1 comentário:

Anónimo disse...

Svefn-g-englar é provavelmente a minha música preferida dos Sigur Ros, embora tenha de reconhecer que não conheço muita coisa deles...
Ouvi esta música num episódio do CSI e fiquei apaixonado, não descansei enquanto não descobri que música era aquela...

Depois disso já tive a oportunidade de ouvir o último album completo (Takk, penso que é assim o nome), mas não fiquei tão impressionado...